sábado, 6 de junho de 2009

Tédio


Nada é mais insuportável ao homem do que estar em pleno repouso, sem paixões, sem atividades, sem distrações, sem aplicações. Ele então sente seu nada, seu abandono, sua insuficiência, sua dependência, sua impotência, seu vazio. Sem se controlar ele deixa sair do fundo da sua alma o tédio, o negrume, a tristeza, o desapontamento, o rancor, o desespero.

Rien n'est si insupportable à l'homme que d'être dans un plein repos, sans passions, sans affaire, sans divertissement, sans application. Il sent alors son néant, son abandon, son insuffisance, sa dépendance, son impuissance, son vide. Incontinent il sortira du fond de son âme l'ennui, la noirceur, la tristesse, le chagrin, le dépit, le désespoir.


Quando fiquei, uma vez, a considerar as diversas agitações dos homens, e os perigos e sofrimentos a que se expõem, na corte, na guerra, onde nascem tantas brigas, paixões, empresas difíceis e frequentemente ruins, etc., eu descobri que todo o mal dos homens vem de uma só coisa, que é a de não saber ficar em repouso em um quarto.

Quand je m’y suis mis quelquefois, à considérer les diverses agitations des hommes et les périls et les peines où ils s’exposent, dans la cour, dans la guerre, d’où naissent tant de querelles, de passions, d’entreprises hardies et souvent mauvaises, etc., j’ai découvert que tout le malheur des hommes vient d’une seule chose, qui est de ne savoir pas demeurer en repos dans une chambre.

3 comentários:

  1. Ah! Obrigado pelas traduções, a segunda eu conhecia apenas de uma citação incompleta em um livro que eu tenho aqui: "Toda infelicidade humana tem uma única origem: não saber como permanecer quieto em uma sala."

    Eu gosto do Pascal, excepcionalmente inteligente porém reconhecendo como insubstituível a intuição/contemplação direta.

    Também além de ter inventado um dos antepassados do computador ele tem aquele argumento interessante sobre o benefício de se acreditar em Deus. Um argumento meio interesseiro mas interessante heheheehe.

    ResponderExcluir
  2. Joao,

    eu tambem tinha exatamente a mesma citaçao pela metade, que eu encontrei em tres lugares diferentes, no decorrer dos anos. Ateh que eu fiquei de saco cheio e decidi ver qual era a do Pascal, um tempo atras, e encontrei mais do que esperava.

    Alem de ter inventado um dos antepassados do computador e do argumento interessante sobre o beneficio de se acreditar em D'us, Pascal era um cara cheio dos medos e dos pensamentos aterradores, o que me faz ficar muito proximo dele.

    ResponderExcluir
  3. Espero que o pensamento de vocês não seja mais aterrador que o seguinte, que é o mais assustador que eu conheço (e que tem um certo fundo de verdade, e uma certa beleza poética)

    Shroud of False (música da banda Anathema)
    We are just a moment in time
    A blink of an eye
    A dream for the blind
    Visions from a dying brain
    I hope you don't understand

    ResponderExcluir